10 TÁTICAS INFALÍVEIS DE PERSUASÃO PARA INFLUENCIAR QUALQUER PESSOA

10 TÁTICAS INFALÍVEIS DE PERSUASÃO PARA INFLUENCIAR QUALQUER PESSOA

Neste artigo vou te apresentar técnicas infalíveis e valiosas de persuasão para sua vida que vão contribuir no processo de influenciar pessoas em qualquer situação.

Este poder grandioso que é a persuasão muitas vezes é entendido como um dom natural que nasce com o indivíduo, mas saiba que ele pode ser aprendido e treinado todos os dias.

A persuasão nada mais que o processo de convencimento sobre algo. É possuir o carisma necessário, o saber ouvir, é ter empatia com as pessoas. De acordo com um dos grandes sociólogos da humanidade Max Weber, quando a pessoa possui carisma que é considerada “uma fascinação irresistível” todos a seguem naturalmente, pois tem admiração pessoal por esta pessoa tendo em vista suas habilidades “bem acima do natural”.

Desde que nascemos praticamos o processo de persuasão com nossos pais, pois ao ter um pedido negado por nossa mãe por exemplo, caímos no choro até que ela mude de ideia e atenda ao nosso tão desejado pedido e por aí vamos crescendo e praticando o poder de persuasão, uns com mais facilidade outros com menos.

A habilidade de persuasão é uma qualidade valiosíssima para qualquer pessoa, as vezes temos grandes ideias, grandes projetos mas não conseguimos o apoio financeiro para executá-los ou não conseguimos vendê-los a ninguém por não ter o famoso poder de convencimento.

Por que será que alguns conseguem vender tão facilmente suas ideias e seus produtos/serviços e outros já não conseguem ou pelo menos com tanta facilidade? Posso dizer com exatidão que um fator essencial em qualquer comunicação é a forma como as informações são demonstradas e faladas às pessoas.

A persuasão é considerado um elemento essencial no mundo dos negócios e também em nossa vida pessoal, pois ajuda as pessoas a se destacarem perante as demais, ao possuir a habilidade de influenciar pessoas, o indivíduo tem o poder de dominar relações de discórdia, ter propostas facilmente aceitas e outras discussões como o aumento de salário, intervir a favor ou contra uma determinada situação e outras.

Vamos a seguir elencar as dez principais estratégias que vão ajudar / aperfeiçoar suas habilidades de persuasão de pessoas.

1 – CRIAR NECESSIDADE

Temos basicamente três níveis de pessoas ou clientes, exemplificando assim:

PRIMEIRO: As que precisam do nosso produto/serviço e estas pessoas vão comprar nossa ideia e nosso produto. Os esforços de persuasão são mínimos neste caso pois de fato a pessoa entendeu e aceitou todas as condições impostas por você. Ou seja, neste caso temos total controle e domínio das relações de persuasão.

SEGUNDO: as pessoas que precisam do produto/serviço e futuramente pretendem comprar o produto/serviço. Neste grupo estão aqueles que gostam de procrastinar (deixar a tarefa para depois) deixam para o último minuto a compra dos produtos/serviços.

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Os esforços são medianos pois mesmo aceitando nossos argumentos, a pessoa não vê como prioridade zero (fazer agora) executar a ação sugerida por você. Esse grupo é grande e aos poucos é necessário elaborar estratégias e ferramentas para melhor influenciar essas pessoas.

TERCEIRO: neste grupo estão aquelas pessoas que não sabem que você existe, que seu produto/serviço é importante para elas e que futuramente vão necessitar de você. É aqui que entra o seu trabalho: despertar o interesse dessas pessoas. O que pode parecer uma tarefa impossível para você, fique calmo, é uma tarefa cautelosa, simples e bem possível de acontecer com mais rapidez que o planejado.

É necessário despertar a necessidade que de a pessoa precisa daquele produto ou daquela informação. Estabelecer um planejamento, uma comunicação clara, planejada e bem estruturada vão ajudar a criar esta necessidade.

2 – CONHECER OS CLIENTES / CLIENTES EM POTENCIAL

Um dos passos primordiais para obter o poder de influenciar pessoas é conhecer os indivíduos com os quais estamos falando, investigá-los, saber seus desejos, suas ambições, necessidades, suas aflições, como pensam, onde vivem ou qualquer outro detalhe que te ajude na criação de argumentos para aproximação / afinização com esta pessoa.

Ao conversar com um cliente ou uma pessoa qualquer e perceber situações comuns entre e as partes, tendemos a ter maior confiança e credibilidade naquela informação, as partes tendem a confiar mais entre sí e a estreitar suas relações, o que facilita uma decisão positiva a acerca de qualquer assunto a ser tratado seja pessoal ou profissional.

Sendo assim, é de fundamental importância conhecer previamente com quem estamos falando para se construir melhores argumentos numa negociação.

3 – MELHORAR HABILIDADES

A persuasão que pode ser considerada uma arte e está bastante ligada ao carisma pessoal, ao saber ouvir de forma eficaz. Estas habilidades quando aplicadas diariamente possuem maiores chances de influenciar pessoas que estão a sua volta.

É importante observar outras competências pessoais como liderança, auto estima, profissionalismo, empatia, ética, flexibilidade e outras do mundo corporativo.

Todas essas habilidades juntas vão construir um grande poder de persuasão. Obtenha o conhecimento necessário para desenvolver melhor cada uma dessas características, treine, exercite diariamente em qualquer situação.

Caso necessário busque apoio profissional para verificar como estão estas habilidades atualmente e como desenvolver/melhorar cada uma.

Esteja sempre antenado nas suas características pessoais positivas hoje e quais você deve melhorar para contribuir no seu processo evolutivo vindo obter um bom domínio linguístico e persuasivo perante as pessoas ao seu redor.

4 – CRIAR / OBTER PACIÊNCIA

A paciência é um atributo para poucos e acredito que é um trabalho a ser realizado dia após dia. Algumas pessoas precisam trabalhar essa característica de forma mais acentuada outras não.

Para os que necessitam, o exercício da meditação ou a pesca podem ajudar.

No processo de persuasão de pessoas, é importante ter paciência e entender que todas as pessoas são diferentes, lidam com os problemas de forma diferentes, recebem as mesmas informações de forma diferentes, e tomam decisões diferentes.

Algumas pessoas tendem a ser resistentes ao receber determinada informação ou a aceitar determinada propostas, e neste momento é necessário ter calma, tranquilidade e alguma dose de paciência para não desistir do seu objetivo fim.

Por mais que naquele momento você não alcançou o objetivo esperado tenha em mente que com paciência e persistência, obtendo cada nova informação de objeção você construirá melhores argumentos para o próximo encontro.

5 – SER HONESTO

No momento de uma negociação ou persuasão de pessoas, é de grande importância ser verdadeiro, tratar as pessoas com a honestidade devida. Não é prudente mentir ou omitir para conseguir o que se deseja, como dizia minha mãezinha “trate as pessoas como você gostaria de ser tratado” então acredito que não gostaríamos que ser enganados por um objetivo qualquer de alguém.

Busque negociar mostrando a verdade, por mais que haja fatores negativos, paute-se nos benefícios, no argumentos positivos que tem a mostrar de determinada situação.

Um exemplo claro que posso apresentar é: uma vez me perguntaram porque a empresa deveria me contratar e não ao meu concorrente que estava ali na sala ao lado. Neste momento eu tinha duas saídas, ou falava sobre qualidades que ele não tinha e usava uma narrativa sobre ele ou esquecia a existência dele e tentava usar uma narrativa apenas sobre mim. E foi isso que comentei. Disse que, quanto ao concorrente não poderia dizer nada, não o conhecia e não sabia das habilidades que ele apresentava mas, a meu respeito tinha as habilidades A, B, C e D que trariam resultados espetaculares para aquela determinada função e consequentemente àquela empresa.

Naquela oportunidade fui selecionada. Mas quero mostrar que, ser honesto e verdadeiro com as pessoas sem ferir ou desmerecer outras pessoas são estratégias positivas para se destacar numa situação de persuasão.

6 – PENSAR POSITIVO / SER OTIMISTA

Sei que parece óbvio pedir a alguém que seja otimista ou positivo e que muitas vezes você pode dizer que não precisa ser pois já é mas infelizmente não é assim que funciona. Muitos ao passar por uma situação conflitante, complicada ou perturbadora, não consegue pensar em nada positivo no momento e sim apenas tragédias, neste momento vai se instalando toda uma energia negativa na cabeça da pessoa. É comum eu sei. Mas precisamos trabalhar o pensamento positivo, o fato de sermos otimistas sempre, em qualquer situação.

Pensar positivo sobre as coisas contribui muito no resultado final das nossas negociações sejam elas pessoais ou profissionais.

É necessário observar as situações por diversos ângulos e perceber que existem diversas maneiras ou meios de se chegar a um mesmo resultado final.

Ao pensando positivo é possível trabalhar o controle emocional diante diversas situações do dia a dia contribuindo para um melhor desdobramentos dos assuntos agindo de forma benéfica ao resultado final.

Desta forma, mesmo que você esteja numa situação não tão positiva, tente observar por um novo ângulo, ver uma nova solução, ver outras formas de resultado e busque aprender com a situação vivenciada no momento.

7 – OBTER AUTOCONFIANÇA

No processo de persuasão é de fundamental importância que você tenha uma auto confiança sobre qualquer coisa que esteja defendendo. Por isso trabalhar esta característica é relevante e benéfica ao seu desenvolvimento.

Para melhorar a autoconfiança é necessário que você tenha domínio do assunto abordado, buscar conhecimento prévio sobre a situação, detalhes, ter informações suficientes para que em qualquer objeção ou dúvida, tenhamos argumentos convincentes para esclarecê-las.

A autoconfiança que transmitimos às pessoas faz com que essas pessoas se sintam mais seguras e confiantes no que estamos abordando no momento, podendo contribuir positivamente para uma tomada de decisão a nosso favor.

Acredite em você, no seu potencial, na sua vitória, entenda que ao buscar a melhoria a cada dia você é capaz de chegar ao sucesso.

8 – ESCOLHER BOAS PALAVRAS

A dicção é um assunto muito falado nos dias hoje. A nossa maneira de falar pode trazer ou não credibilidade às nossas ações. Para tanto é importante cuidar do que falamos e como falamos.

É bem sabido por nós que as palavras têm poder, seja para algo positivo como para algo negativo, assim é interessante cuidar das palavras que escolhemos dizer durante o dia ou no momento de uma negociação a fim de obter êxito no objetivo fim.

Treinar o que dizer e como dizer é um exercício poderoso no processo de persuasão. É basicamente um planejamento do seu trabalho de persuasão.

De acordo com o ambiente que você está atuando é bom evitar as famosas gírias a fim e não perder a credibilidade no que se almeja conseguir.

Por outro lado, se o ambiente for oportuno deve-se adequar o linguajar ao local como forma de estratégia.

Desta forma, estratégias de comunicação devem ser adotadas no momento do processo persuasivo de forma a adequar-se ao ambiente e entregar um conteúdo de acordo com o seu público alvo no momento.

9 – SABER OUVIR

Esta habilidade deve ser trabalhada constantemente na rotina diária. Preste atenção nas informações recebidas para somente depois ter as condições favoráveis para criar argumentos persuasivos. Ou seja, escute bastante, filtre e em seguida crie argumentos de acordo com os filtros realizados.

O convencimento raramente se dá pela força ou pela imposição de suas ideias, portanto seja cauteloso ao colocar-se numa discussão e ter suas ideias aprovadas.

Apresente argumentos, dicas. Evite impor suas ideias aos demais como a maior verdade absoluta da terra, deixe que as pessoas entreguem alternativas e propostas argumentativas e ouça com bastante sutilidade a fim de montar argumentos importantes para esta pessoa. Coloque-se sempre ao lado das pessoas e não contra elas.

10 – CRIAR O MOMENTO IDEAL

Mesmo sabendo convencer as pessoas de forma estratégica e com excelentes argumentos é de extrema relevância saber o momento ideal para exercitar essas práticas. Identificar na pessoa quando ela está receptiva a receber tal informação de forma que tenhamos um resultado positivo na negociação.

Faça resumos de como falar, treine sozinho ou com alguém, tenha em mente todas as objeções possíveis para determinado assunto, esteja pronto a respondê-las com perfeição e observe sua linguagem corporal durante o processo persuasivo.

Acredito que seja um pouco intuitivo a percepção que temos sobre a pessoa que estamos praticando o processo persuasivo. Se ela está receptiva ao que você fala e presta atenção com bastante critério. Os comentários positivos ou até mesmo criteriosos ao debater os assuntos. De qualquer forma, observe a receptividade que sua informação tem diante da pessoa e ao perceber êxito apresente seus argumentos.

Por Fim…

Ao observar cada estratégia mencionada, proponho que pratique cada ponto, exercite cada um deles com pessoas, amigos, companheiros de trabalho ou pessoas desconhecidas.

Escolha uma situação específica (conversa com um amigo) e pratique apenas uma das estratégias neste cenário.

Em seguida busque aplicar entre dois a três itens de forma simultânea numa situação de negociação, seja no convívio pessoal ou profissional.

Ao colocar em prática cada item proposto neste artigo, com o tempo, perceberá que está aplicando todos eles, bem como realize em todos os momentos que conseguir, pois como diz o ditado, a prática leva à perfeição.

Quanto mais aplicar, mais resultados obterá neste processo. De uma coisa é certa: o elemento persuasão é fundamental em todas as situações de nossa vida.

E você tem praticado a persuasão no seu dia a dia? Conte-me abaixo uma situação pessoal ou profissional que obteve êxito no processo persuasivo? Quando achou que não conseguiria persuadir alguém e por incrível que pareça o resultado foi positivo? Queremos saber conte-nos! Conhece alguém que precisa melhorar a persuasão? Então compartilhe este artigo.

Obrigada.

E até nosso próximo artigo.

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