10 PASSOS PARA SUPERAR OS PROBLEMAS E TER MAIS TRANQUILIDADE

Você já se sentiu encurralado ao ponto de quase desistir de tudo? Já sentiu aquela vontade de sumir e fugir de tudo e de todos para um lugar mais tranquilo? Largar todos os problemas onde estão e estar num lugar onde começaria do zero, sem problemas, sem responsabilidades, sem nada?
Já se viu tão enrolado com problemas pessoais e talvez financeiros que não conseguia pensar numa forma de sair desta situação?
Neste artigo vou te mostrar as 10 técnicas de ouro para superar os problemas e ter mais tranquilidade. Seguindo em frente com mais objetividade, preparado para superar qualquer nova adversidade, dando sentindo a sua existência.
Essas técnicas são muito boas, eu particularmente sempre uso e tem me ajudado a superar todos os obstáculos e problemas que a vida me coloca.
Quantas vezes você já parou e pensou em desistir de tudo na vida? Aquele estresses do dia a dia assombrando suas decisões diárias? Talvez se viu desempregado e sem condições psicológicas e financeiras para arrumar um emprego. E aí começou a criar vários pensamentos negativos na cabeça a todo instante? Calma, todos já passamos por isso, quem não passou certamente passará.
Problemas não comuns na vida de qualquer pessoa, todos temos problemas diariamente e a chave da questão está em como conseguir contorná-los e passar por eles sem nos abalarmos profundamente e emocionalmente. Como recebemos esses problemas, como analisamos com cautela cada um deles, vindo a criar estratégias para resolvê-los da melhor maneira possível e seguir em frente.
É bem verdade que todos nós temos maneiras diferentes de receber os problemas e consequentemente lidar com ele de maneira mais assertiva. Alguns ficam muito abalados emocionalmente e caem em prantos, não conseguem sair deste mar de múrmura, ficam a todo tempo sofrendo pelo problema achando que o mundo vai acabar, que não tem jeito mais. Enquanto outros, recebem o problema, identificam as causas, criam estratégias, colocam em ação, resolvem e seguem adiante preparados para o próximo problema que vier, porque certamente virá. Como dizia a minha vó, sempre há jeito pra tudo, basta buscarmos a solução e não desistirmos jamais.
1 – ACEITE O PROBLEMA
Quando estamos passando por uma dificuldade, um problema, um medo, preocupação ou um desafios, o quanto antes aceitarmos a existência dele será melhor. Como diz aquele famoso jargão “aceita que dói menos” aceitar que está vivendo aquilo é a melhor estratégia para então poder criar maneiras para minimizar ou resolver o problema de fato.
Quanto mais ignorar os problemas, eles tendem a ficar maiores e mais difíceis de resolver, de encontrar soluções mais assertivas, pois o tempo vai passando e as dificuldades aumentado. Por isso, tomar consciência da existência deles o quanto antes é o primeiro grande passo para conseguirmos vencê-los.
Na pratica: aconteceu o problema, preciso aceitar que estou passando por isso e começar a ter em mente o que vou fazer a partir de agora…
2 – NÃO TENHA MEDO
Sei que o medo de não conseguir é grande, a insegurança de enfrentar os problemas e não ter soluções efetivas também. A grande questão é, não foque no medo, não preste atenção neste medo, mesmo tendo este sentimento continue a pensar em formas de como sair desta situação, como enfrentar de frente os desafios e limites internos pelos quais esteja passando e pensar na seguinte prerrogativa: eu não tenho medo, eu sou corajoso, eu sou confiante, eu vou enfrentar meus medos e seguir adiante.
Por mais tensão, pânico e nervosismo que estejamos vivendo, lidar com o medo é uma situação frequente para quase todas as pessoas e superar este medo nos fará bem mais fortes, corajosos e confiantes.
Na prática: sim estou com muito, talvez esteja com muito medo mesmo, mas vou me agarrar em uma coragem que talvez nem conheça que está dentro de mim e vou tomar iniciativa, montar alguma estratégia, pensar…

3 – COLOQUE ESTE SENTIMENTO PARA FORA / SE ABRA / NÃO GUARDE PARA VOCÊ
Muitas vezes quando estamos passando por um problema sentimos que estamos sozinhos que não tem ninguém para nos ajudar, mas habitualmente somos nós que nos afastamos das pessoas e nos sentimos perdidos passando por longos momentos de sofrimento. Temos a mania de falar que quando estamos “bem” todos estão ao nosso redor e quando estamos mal todos se afastam. Mas você já parou pra pensar que as pessoas estão sempre lá, naquele mesmo lugar, talvez estejam pensando a mesma coisa em relação a você, talvez você que tenha se afastado, criado situações que te fizeram afastar-se do mundo e nem mesmo percebeu.
É de extrema importância que ter alguém para desabafar, apegar-se a amigos, família ou pessoas com expertise no assunto como psicólogos, terapeutas e outros.
Não é vergonha para ninguém pedir ajuda, abrir-se. O simples fato de contar os assuntos para outra pessoa deixa em nós uma sensação de leveza e de calma para a alma, por mais que saibamos que esta pessoa talvez de fato não tenha as respostas que tanto buscamos.
Fazendo isso certamente o fardo torna-se mais leve. Portanto, abra-se, fale, busque ajuda, converse, desabafe com pessoas que você acredita que talvez possa ser um bom ouvinte nesses momentos.
Na prática: por conta dos problemas acabei me isolando das pessoas, achando que muitas delas só queriam minha amizade quando estava numa situação ótima, mas agora passei a frequentar outros lugares, comecei a conhecer outras pessoas e aí me ví desabafando com pessoas, contando o que sinto no momento, o problema que estou passando, e recebendo também feedback do assunto, observando pontos de vista que não havia sequer pensado, recebi diversas opiniões de possíveis soluções pro meu problema em específico e passei a ver que cada situação que acontece tem no mínimo dois pontos de vista, o meu e outro que eu não pensei…

4 – MELHORE SUAS RELAÇÕES AFETIVAS / EMOCIONAIS
Neste momento é interessante melhorar as relações afetivas, as relações emocionais, buscar entreter-se com atividades que lhe causem sensação de tranquilidade, bem estar, prazer, paixão e emoção.
Talvez dar andamento aquele antigo projeto de aprender a surfar que ficou parrado há anos, iniciar a leitura de um novo livro com foco diferente dos habituais.
Uma boa dica é aprender uma atividade nova, a tocar um instrumento, aprender a cozinhar, uma atividade manual como artesanato, pintura, fotografia, corte e costura ou algo que ative seu lado positivo emocional.
Exercitar a medição é um excelente exercício para melhorar as relações emocionais. Sensações de leveza e bem estar podem ajudar a trazer calma, clareza e felicidade permitindo assim possibilidade de uma melhor tomada de decisões na vida.
Na prática: com isso passei a fazer algumas atividades em grupo como academia e atividades manuais como pintura e bordados. Nossa! Como minha cabeça relaxou e passei a pensar em soluções melhores e mais eficazes, entendi que preciso ter o meu tempo para criar e tomar as devidas rédeas. Comecei a pesquisar na internet e encontrei livros com assuntos do meu interesse pessoal que abriram minha mente para sair dos meus problemas, como foi revelador…

5 – CULTIVE PENSAMENTOS POSITIVOS / NÃO PERCA A ESPERANÇA
Cultivar pensamentos positivos é muito importante para não deixar o barco afundar. O momento já está complicado então não permita que pensamentos negativos assolem sua cabeça.
Pense em valores que te nortearam ao longo de sua trajetória, das situações de garra e força de vontade que já vivenciou na sua vida e de outros aprendizados que você adquiriu ao longo de cada ano desde a infância.
Imagine se formos levar a fundo desde os primeiros problemas de nossas vidas, como por exemplo, o primeiro andar de uma criança, a força para se manter de pé, de aguentar o próprio peso e seguir para o primeiro passo sem cair.
É uma grande experiência e que com certeza foi um aprendizado e tanto por mais que não lembremos agora.
Confie mais em você na sua capacidade de resolver problemas e enxergar o quanto pode ser valiosa essa habilidade. Por pior que esteja a situação, pensar positivo pode determinar o sucesso ou fracasso para o objetivo. Pense nisso.
Na prática: nunca tive aquela coisa de esperança aguçada e tal, mas sempre tentei pensar positivo, quando nada dava certo, parecia que só vinha coisa negativa na cabeça. Então resolvi fazer o teste com observação de meus pensamentos e o que acontecia depois, logo na sequência.
Cheguei a dois resultados. Primeiro: Toda vez em que eu pensava negativo, minha mente só trazia mais coisas parecidas e minhas ações culminavam para agir da mesma forma, tratava pessoas mal, descontava meus problemas em pessoas que às vezes nem conhecia. Segundo: Mesmo passando por mil preocupações na cabeça comecei a pensar positivo, percebi que ficava mais calma ao lidar com as pessoas na rua, tinha mais confiança que a resposta chegaria e que essa tribulação ia passar. E realmente passou, as situações ficam mais leves e serenas de se resolver.
Parece que o universo sempre conspira a nosso favor, seja lá o que pensamos, então se é assim, o que eu pensar virá pra mim, seja isso bom ou ruim. O meu pensamento tem uma grande força de atrair as coisas para mim. Seguindo por esta ótica parei de pensar negativo porque percebi que estou atraindo forças que não são boas para o resolução dos meus problemas. Em suma você atrai aquilo que seu pensamento vive…

6 – TRABALHE SUA INTELIGENCIA EMOCIONAL
Quando falamos de inteligência emocional, o que vem logo a cabeça? Você ter o controle sobre os seus sentimentos, a sua parte emocional, talvez ser mais racional e tomar decisões baseadas na razão e não no emocional. Sim verdade, tem muita coisa a ver sim, mas podemos entender resumidamente como o fato de reconhecer e avaliar seus próprios sentimentos e conseguir tomar decisões assertivas com relação aos problemas.
De acordo com Heródoto, filósofo grego: “A adversidade tem o efeito de atrair a força e as qualidades de um homem que as teria adormecido na sua ausência.”
Em outras palavras entende-se que, todos temos uma grande força adormecida dentro de nós que é ativada a partir do momento em que realmente precisamos que geralmente é na dificuldade. Ter a inteligência emocional trabalhada é de vital importância num momento como este evitando que emoções negativas prejudiquem as relações interpessoais ou até mesmo sua produtividade.
Na prática: é bom agir com o coração, mas é muito importante antes de agir com o coração para tomar decisões, refletir sob a luz da razão e ter em mente as consequências de cada atitude ou decisão tomada. Nesse passo, começo a pensar um pouco antes de agir e assim como tomar decisões de cabeça fria, calcular impactos e rever estratégias se preciso for.
7 – TRABALHE A RESILIÊNCIA NA SUA VIDA
Resiliência uma palavra linda de se soletrar, difícil de entender por alguns, mas grandiosa em suas ações.
A resiliência nada mais é que o fato de lidar com os problemas da vida, resistindo a todas as situações adversas que a vida impuser, adaptando-se às mudanças necessárias contornando obstáculos e vencendo os desafios.
É importante trabalhar esta valiosa qualidade, a resiliência, ter a capacidade de recomeçar, reescrever e reinventar-se quando for necessário.
Habitualmente quando se passa por situações difíceis a nossa percepção de mundo tende a mudar, passa-se a valorizar novas temáticas, novos princípios, a priorizar assuntos que nunca tínhamos sequer pensado a respeito.
Ações como ajudar o próximo como os livros sagrados pressupõe pode ser uma excelente ferramenta pra se trabalhar a resiliência. Considerado um fator bastante benéfico na construção da resiliência pessoal. Esteja certo de que, a situação atual que esteja passando é temporária e você, somente você, irá resolvê-la.
Na prática: tipo aquele lance de dar dois passos para trás para poder dar um salto grande pra frente, se preciso for, faça. Fiz várias vezes e funcionou comigo então imagino que possa funcionar pra muitos também.
Pode parecer bem complicado e difícil colocar em prática essa situação de adaptação aos problemas, eu sei, mas pense junto comigo agora: mesmo que minha realidade de vida tenha mudado grotescamente preciso viver essa nova etapa, encarar como aprendizado, criar situações para logo sair dessa etapa e saltar para um outro nível, até chegar no meu real objetivo de vida. A grande sacada é não desistir, persistir e acreditar que você é capaz de mudar a sua própria história. Eu acredito, por isso o faço todos os dias da minha vida.

8 – CONHEÇA HISTÓRIAS DE OUTRAS PESSOAS / APRENDA COM OS ERROS
Não é minha intenção diminuir a gravidade do seu problema, da sua dor ou dizer que ao conhecer histórias de outras pessoas os seus assuntos têm menos importância. Todos nós temos que passar por diversos desafios diariamente, vencer fracassos, medos e preocupações.
Ao viver uma situação dessas ou conhecer pessoas que já viveram traz um bom aprendizado de como lidar com crise, aprendemos não só com os nossos erros, mas também com os erros dos outros.
Quando conhecemos histórias de pessoas que superaram grandes obstáculos que pareciam impossíveis, temos a oportunidade de perceber que muitos dos problemas que passamos não passam nem de perto por aqueles que vimos os outros passarem. Desta forma é possível encontrar forças para estimular a mudança dentro de nós, mudança essa que pode promover a solução para nossos problemas.
Toda vez que tenho a oportunidade de conhecer histórias comoventes de superação de vida, percebo que em vez de reclamar da minha vida devo agradecer, isso me ajuda a ter forças de seguir com fé e esperança para resolver a situação até chegar ao tão sonhado sucesso.
Na prática: comecei a perceber que estava reclamando demais da vida, dos meus problemas, de tudo, de Deus. Por incrível que pareça comecei a deparar-me com situações de pessoas muito piores que a minha, pelo menos era o que eu acreditava. Enxerguei que estava reclamando de barriga cheia, que meus problemas não eram nada ou bem pequenos perto daqueles que estava tendo a oportunidade de vivenciar.
Queria até mesmo ajudar aquelas pessoas naquela situação, por mais que não pudesse e não tivesse como, mas meu coração entendeu que cometia um erro grave em ficar me lamentando por todos os problemas, precisava mesmo era agradecer por estar passando somente por aquele tal problema.
Nesse momento comecei a colocar-me em posição de agradecimento diário mesmo que os dias tivessem péssimos, agradecia por ter a oportunidade de vivenciar tal problema e saber que era temporário, que sairia daquela situação em pouco tempo sabedoria. Era confortante, pois entendi que estava sendo preparada para qualquer nova eventualidade de mesma espécie no futuro. E aí está a mágica em viver um determinado problema, tirar proveito dele como aprendizado e saber lidar com ele em novos episódios.
9– TENHA MOTIVAÇÃO DIÁRIA
Este é um grande desafio na atualidade, manter-se motivado diariamente. Como ter motivação passando por um grande problema? Ei a questão.
Entender que ninguém pode ser responsabilizado por sua motivação é o primeiro passo. Apenas você tem a capacidade de motivar-se.
Pois então, pensar positivo é uma ferramenta valiosa nesta jornada e ter a certeza de que para todo problema existe uma solução. Se o problema ainda não foi resolvido pode ter diversos fatores mas é certo que uma conclusão virá e você obterá sucesso.
Preparar-se para todas as situações que a vida trouxer na oportunidade é fundamental. As possiblidades de se sobressair com louvor pelas situações adversas é grande e com muito maior sucesso.
Trabalhar em equipe é uma excelente ferramenta para apoio na motivação diária, pois além de compartilhar experiências, ajuda na quantidade de sugestões para soluções dos problemas. Como dizem os especialistas: duas cabeças pensam melhor que uma.
Na prática: manter a cabeça sempre ocupada é uma excelente estratégia, pensar que posso contribuir com a melhoria da vida de alguém é muito gratificante, manter-se constantemente atualizada e em aprendizado contínuo ajuda. Lembre-se: não deixe ninguém fazer com que você se sinta inferior ou menos capaz. Você é importante, você é capaz.
10 – RELAXAR E SEGUIR
Você leu certo, relaxar e seguir. Quando estamos muito preocupados com os problemas da vida uma boa opção é relaxar, buscar atividades que tirem a tensão do dia a dia com o intuito de esvaziar a mente.
Por incrível que pareça são nestes momentos em que podem surgir ótimas ideias para resolver àquela preocupação ou um novo plano de um novo objetivo.
Momentos de relaxamento ajudam no bem estar e na tranquilidade não só do corpo mas da alma.
A exemplo disso temos a meditação como um excelente exercício para relaxar. Conheça e exercite. Outras atividades como ler, pescar, ouvir música, e outros podem ser considerados como poderosas formas de relaxamento.
Na prática: saiba que mesmo ao passar por diversos problemas e situações difíceis, com sabedoria e calma criará formas de resolver os problemas. Aprenderá com eles e estarás muito mais preparado para novas situações. Vindo a tomar decisões mais inteligentes, assertivas e com mais simplicidade. Você é capaz tenha certeza disso.

PENSE NISSO
- Aceite os desafios e adversidades da vida, ajuda a contorná-los e a superá-los. E como a frequência ajuda na perfeição, aprendemos a cada dia mais a superar com mais facilidade cada novo problema que surgir.
- Sempre olhe todas as situações em diversos ângulos.
- Dias difíceis sempre acontecem, pois ajudam a compreender e a observar momentos em que as coisas estão bem.
- Esteja sempre preparado para tudo, até mesmo o pior. Mas não mentalize isso, porém se acontecer, você estará mais preparado para lidar com a situação.
- Sempre é possível tirar proveito dos fracassos e desafios que acontecem na vida.
- Exercite diariamente habilidades como: resiliência, coragem, empatia e superação a fim de diminuir todos os impactos dos problemas da vida.
- Para todos os problemas da vida temos no mínimo três decisões a tomar. Fazer. Não fazer. Fazer diferente.
Acredito que se forem aplicadas todas as técnicas grandiosas escritas aqui, seja na sua vida pessoal ou profissional é totalmente possível que você supere qualquer problema estando apto e preparado para lidar com tudo que acontecer de ruim ou inesperado na sua vida.
Agora me conte: como você costuma superar os problemas? Alguma dica? Fico grata em conhecer sua opinião sobre o assunto. Se você acredita que este artigo pode ajudar outra pessoa, curta e compartilhe em suas redes sociais.
Um grande abraço e até +!
Deixe um comentário